Muitos tem dúvidas sobre a TISS e TUSS e por esta razão resolvi escrever essa matéria.
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) desde 2005 tem instituído um padrão para troca de informação na saúde suplementar, denominada TISS. Somente em 2012 que ela se tornou obrigatória através da resolução RN 305. E é obrigação da operadora de saúde enviar os dados gerados por esta troca para ANS.
Quem quiser conhecer um pouco mais a história, recomendo a leitura deste artigo “Uma análise da implantação do padrão TISS no Brasil”
De forma mais clara é dizer que a TISS compreende além da forma de explicar o seu conteúdo, como transmitir a informação, são todos os formulários necessários para o envio da informação a ANS. A informação (código e termo) que contém nestes formulários da TISS é a TUSS (terminologia unificada da saúde suplementar)
Quando se padroniza algo é necessário que haja um código e uma legenda (termo) para definir o que aquele código representa, tudo isso com objetivo de que os envolvidos tenham a mesma referência. Então a ANS criou tabelas de domínios para dividir estes códigos e termos: exemplo tabela 19 refere-se a OPME, tabela 22 a procedimentos e eventos em saúde, tabela 20 refere-se aos medicamentos etc.
Como baixar a TUSS no site da ANS? Acesse: http://www.ans.gov.br
Clique em “prestadores” e depois TISS conforme tela abaixo.
Clique em “Padrão TISS – Versão Dezembro/2017”
E vai abrir esta tela abaixo
Para acessar a TUSS basta baixar “componente de representação de conceitos em saúde (terminologia unificada da saúde suplementar) ”.
Na extensão do excel você vai localizar todas as tabelas de domínio que falei, os seus códigos e termos.
Comments